segunda-feira, 2 de junho de 2008

Calendário junho 2008

Dia 09/06
seg - 19:00
Formação - Discursão da questão 3 disponível aqui mesmo -->

Dia 13/06
sex - sem horário ainda.
Missa de aniversária da Obra.

Dia15/06
dom - 09:00 - provavelmete na praia.
Convivência - Partilha livre e lazer (para aqueles que se interessarem).

Dia23/06
seg. - 19:00 - Lumen
Instruções sobre a metodologia a ser usada nas reuniões ocm as mães da pastoral da criança (Rodas de Conversa).

Dia 27/06
sex. - 16:30 - Celebração da Vida 31 de Março

Dia 01/06
ter. - 19:00 -Lumen
Planejamento.

sábado, 24 de maio de 2008

Mais fotinhas de Águas Belas =)
























sexta-feira, 23 de maio de 2008

Foto


Nossa foto oficial da convivência!

Conviver

Só pra deixar registrado aqui o quanto foi especial essa convivência que tivemos esses dois dias. É muito importante para mim saber que tenho ao meu lado pessoas tão especiais :)
Na próxima iremos todos, se Deus quiser!
bjão

terça-feira, 13 de maio de 2008

Novo: Arquivo

Atenção! Usem a barra do Arquivo para encontrar as querstões e os calendários.
Com este recurso temos mais liberdade para postar outars coisas no blogo, como essa besteira aqui em baixo.
Hehaeiahuehiaehaieuaehih!!!!!
:D

SEPARADOS NA MATERNIDAEDE


SEPARADOS NA MATERNIDAEDE


segunda-feira, 12 de maio de 2008

Resposta à Pergunta 1.1 do questionário

1.1. Como você tem conciliado suas orações e atividades dentro da comunidade com as suas atividades seculares (trabalho, estudo, lazer, família, amigos, etc.)?

No momento, até está sendo fácil. Devido a minha formatura agora no final desse semestre, preciso estar, prioritariamente, dedicado a minha faculdade e ao meu primeiro emprego. Então, estou fazendo de tudo um pouco.

P.S: Só pra dizer que é muito bom estar livre pra viver.




* Fui a todos os jogos do Fortaleza nesse campeonato cearense desde que retornei do estágio em Março (muito booooooom!!!)

Questionário - Noviciado


1. Descreva detalhadamente sua freqüência e tipos de orações semanais (incluindo todas as sete pedrinhas). Você sente algum desconforto quanto a isso?

Primeiramente, quero deixar claro que não sinto desconforto algum na prática de nenhum tipo de oração que faço semanalmente, pois sempre as faço tendo em vista a minha necessidade pessoal. O que sempre propus a mim, é que eu viveria, não aquilo que me era imposto, ou dito como obrigatório, mas sim, aquilo que eu necessitava vivenciar em determinado momento.
Acredito sim, que as “7 pedrinhas” são fundamentais para a nossa santificação, crescimento espiritual e amadurecimento na fé, elementos essenciais para a nossa missão de ser luz para o mundo; pois para sermos luz e evangelizarmos, precisamos antes tudo sermos portadores da luz, que é Cristo.
Mas devemos respeitar a individualidade de cada um, pois cada pessoa tem seu tempo para vivenciar as coisas do alto; partindo da naturalidade de como surgiram as “7 pedrinhas” , para nós , obra Lúmen, me sinto a vontade em discernir a melhor maneira de vivenciá-las.


1ª Pedrinha: Oração pessoal / Terço

Oração pessoal: todos os dias. Acredito ser ela a base de tudo o que fazemos, pois devemos ter o coração em comunhão com Deus. Não tenho um horário específico para a oração pessoal, tento em tudo que faço ter Deus em primeiro, tendo uma vida de oração.

Terço: realmente tento rezá-lo todos os dias, mas nem sempre consigo, pois a minha rotina tem me deixado cada vez mais cansada, não colaborando muito para a prática dessa oração. É a oração que mais gosto e me sinto a vontade de fazer, gosto de estar próxima a Maria e de ter nela o meu amparo e refúgio diário.


2ª Pedrinha: Eucaristia (Missa e adoração)

Missa: por muito tempo consegui participar da missa diariamente, o que realmente me deixava muito feliz e me fazia ser ainda mais necessitada da presença de Deus em minha vida. Mas este semestre, por causa da faculdade, não tenho conseguido participar todos os dias, vou sempre que é possível.

Adoração: acontece de forma esporádica, sempre em alguma intenção específica (que pode, até mesmo, ser a necessidade do meu coração). Deveria ser mais comum em minha vida, tendo em vista que é um de nossos carismas, sendo, portanto, imprescindível a sua vivência para a concretização da vocação que Deus nos deu.


3ª Pedrinha: Confissão

Sempre que necessário. Ou uma vez a cada dois meses.


4ª Pedrinha: Jejum / Mortificação

Jejum: em regra, não o faço.

Mortificação: por ser mais abrangente que o jejum, pois envolve outros meios de renúncia e combate espiritual, consigo praticar mais, mas sempre com um fim específico.


5ª Pedrinha: Estudo bíblico, documentos da Igreja e outros

O estudo bíblico propriamente dito, não o tenho feito, já tentei por diversas vezes, mas não consigo concluir. Não me sinto estimulada para fazê-lo, pois acho uma atividade muito solitária.
Obs.: Quando entrei na coordenação da Ação Social, encontrei em uma das pastas da APA um estudo bíblico de São Francisco, que nós da coordenação começamos a fazer, e partilhar sobre o mesmo. As inúmeras atividades que tínhamos não nos permitiram concluir, mas foi para mim um estímulo fazermos ao mesmo tempo, o mesmo estudo bíblico.
Em relação aos documentos da Igreja, este ano foi muito produtivo, pois devido eu estar na coordenação do Postulantado, tive que estudar novamente o “Lúmen Gentium” e o “Sacrosanctum concilium” – constituição sobre a sagrada liturgia. Esses são os documentos estudados no tempo do Postulantado.


6ª Pedrinha: Serviço à Obra

Estou engajada em um serviço à obra; e o tenho como prioridade mediante as adversidades da vida. *


7ª Pedrinha: Caridade (Ação Social)

Em minha opinião, é a pedrinha mais fácil a ser vivenciada. Não tenho a Ação Social como um serviço e sim como uma missão, que deve ser vivida por todos nós. Não podemos esquecer-nos da opção preferencial de Jesus pelos pobres, devendo também ser esta a nossa opção. Além disto, é um de nossos carismas, portanto deve ser vivenciado e valorizado como tal.


1.1. Como você tem conciliado suas orações e atividades dentro da comunidade com as suas atividades seculares (trabalho, estudo, lazer, família, amigos, etc.)?

Sinceramente, tem sido cada vez mais difícil conciliar as minhas obrigações dentro da obra com a minha vida e as atividades destinadas a mim.
Por diversas vezes tenho que optar entre uma coisa ou outra, e, infelizmente, não vejo compreensão por parte das pessoas interessadas; parece que estou fazendo algo de errado quando opto por fazer algo que não seja dentro do Lúmen, mesmo sabendo que estas coisas são lícitas e igualmente importantes em minha vida. O mesmo acontece em minha família, que algumas vezes não entende e não acolhe as opções que faço dentro do Lumen.
Nessa história, os meus estudos e os meus amigos sempre são prejudicados, pois não resta muito tempo para eles.
* Atualmente, o meu serviço tem me pesado e me angustiado bastante, tenho muitas obrigações e coisas a resolver, e isto acarreta sempre muitas reuniões e pouco tempo livre para mim, isto
acaba dificultando a vivência das “7 pedrinhas” e outras coisas que acho que são importantes para a minha vocação, como por exemplo, estar engajada em alguns projetos de Ação Social ou participar dos grupos de acolhida, para que estes conheçam aquilo que nossa comunidade vivencia, ou ainda estar mais próxima das pessoas que estão nesta caminhada vocacional comigo há tantos anos e que pouco eu as conheço.

2. Qual foi(am) a(s) sua(s) experiência(s) espiritual(is) mais significativa(s)?

Não sei precisar as minhas experiências espirituais mais significativas, sempre tive um relacionamento com Deus de muita simplicidade e naturalidade. Nunca fiz grandes questionamentos ou busquei grandes manifestações da presença do Espírito Santo.
Vale ressaltar que, por diversas vezes, fui “tocada” com a presença do Espírito Santo através dos irmãos de rua.
Ah, lembrei agora de uma experiência. Foi quando recebi o dom da oração em línguas, em uma reunião da Ação da Social, foi o meu primeiro contato com os dons do Espírito Santo, a princípio fiquei receosa e com medo, mas aos poucos fui sendo tomada e envolvida naquela situação. Talvez tenha sido esta uma das mais significativas.


quinta-feira, 8 de maio de 2008

Questão 3 - Igreja

Para rezar refletir e partilhar.


3. Você tem algum tipo de reserva com alguma posição da Igreja Católica? Qual? E Por quê? Isso te angustia? Qual sua concepção de:
3.1. Pobreza
3.2. Castidade
3.3. Obediência
Você tem vivido isso? Como?

Calendário maio 2008

Dia 12/05
Ação Social - Discutir algum plano de ação mais permanente de trabalho na 31 de Março, dentro do que foi colocado na última reunião e na convivência da APA.

Dia 21 e 22/05
Convivência - Estamos vendo a possibilidade de um encontrão na casa do Edwin na Tabuba.
Dinâmica das refeições em trios, onde cada um fica responsável por uma refeição trabalhando em equipe.

Dia 26/05
Formação - Questão três: Igreja.

Dia 1/06
Planejamento e partilha.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Resposta à Pergunta 2 do questionário

2. Qual foi(am) a(s) sua(s) experiência(s) espiritual(is) mais significativa(s)?

As reuniões na casa do Edwin, juntamente com o Fernando. Coloco-as todas juntas, como um pacote de experiências que nos foi entregue por Deus. Com certeza foram as mais significativas para a minha caminhada, o início de tudo. Depois, com a chegada de novas pessoas (Wilson, Pedro, Renan, PH...), as orações eram sempre confirmadas por todos, havia partilha e um crescimento comunitário muito grande. Através delas, recebi força, ousadia, conhecimento da verdade. Para se ter uma idéia, pude presenciar diversas formas de manifestação de Deus por elas, as quais nunca havia antes presenciado, as quais também não dá para descrevê-las todas aqui. Apenas citarei:

1. Batismo no Espírito Santo
2. Efusão do Espírito Santo
3. Oração em línguas
4. Repouso no Espírito Santo
5. Interpretação de Oração em Línguas
6. Dom de Profecia
7. Dom de Ciência
8. Dom da Sabedoria
9. Dom da Cura
10. Dom de Promessa
11. Exorcismo
12. Intercessão
13. Amorização
14. Jesus Crucificado15. Batalha Espiritual (Anjos e Demônios)

Resposta à Pergunta 1 do questionário

1. Descreva detalhadamente sua freqüência e tipos de orações semanais (incluindo todas as sete pedrinhas). Você sente algum desconforto quanto a isso?

Oração Pessoal

Todos os dias, porém nem sempre reservo um horário específico para realizá-la. Não gosto muito da idéia de conversar com Deus propriamente dita, mas utilizo muito o canto (tanto músicas cristãs como seculares, pois acredito muito na essência da canção para motivação do que eu desejo, preciso ou sinto no momento), o violão, a oração em línguas, a intercessão de Maria, a oração comunitária (grupos de acolhida, retiros, convivências), textos e palavras bíblicas ou motivacionais (não estou mencionando estudo bíblico aqui, mas a utilização dessas fontes para sustento diário).

Santa Missa

Assisto à missa 3 a 4 vezes por semana. Em algumas estou cansado, não participo muito, até prefiro que se encerrem logo. Nestas últimas, a minha participação, por vezes, é prejudicada quando não tenho muita afinidade pelo celebrante. Sinto-me bem indo às celebrações, não entendo que deva ser todos os dias (como regra), mas quantas vezes mais melhor.

Ação Social

Mantenho-me sempre dentro do setor de Ação Social da Obra, por várias razões:
1. Meu primeiro chamado feito por Deus, portanto tentarei ser fiel ao mesmo por toda a vida.
2. Opção preferencial de Jesus (servir ao próximo, os pobres, a caridade...).
3. A presença muito forte dos meus santos preferidos, com história de conversão semelhante a minha (São Francisco e Santa Clara).
4. Acredito que se faço parte, realmente atuando, estou realizando a pedrinha referente.

Confissão

Confesso-me 1 vez a cada mês, porém, esse prazo se estende em algumas exceções:
1. Eu não tenha praticado pele menos um pecado mortal.
2. Eu não esteja inclinado a deixar de praticar o(s) pecado(s) mortal(is) nos dias posteriores à confissão.
3. Eu realmente não tive disponibilidade de tempo.

Jejum

Ofereço meu jejum sem freqüência definida, aleatoriamente, quando se aproxima um evento importante na Obra, na Igreja ou em minha intenção (quaresma, retiro, encontro, reunião, palestra, testemunho...).

Terço/Estudo Bíblico

Não realizo as 2 pedrinhas restantes “Terço” e “Estudo Bíblico”. Certamente deveria rezar o santo terço, porém sou vencido pela preguiça na maioria das vezes. Raramente consigo, quando chego mais cedo na igreja, antes da missa. Nunca fui muito a favor do estudo bíblico, em relação à disposição mesmo, mas ressalto sua importância. O único que fiz foi o de São Francisco, pois realmente desejava conhecer mais da sua vida e rezar com seus momentos de conversão. Não me sinto propriamente incomodado quanto a “não fazer uma pedrinha ou outra”, ou quanto a “fazer certa pedrinha ou outra”, mas me sinto realmente incomodado quando sou cobrado a “fazer todas as pedrinhas”, com mais pressão do que amor. Afirmo que para se ter mais intimidade com a vocação para a qual Deus nos chama, como para qualquer outra, as 7 pedrinhas são imprescindíveis, mas também afirmo que cada uma delas vêm no tempo certo e no momento adequado se torna freqüente na vida de cada um, com muito mais segurança.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

DEUSENIUUUUUUUUUUUU!!!!!!


LEÃO

BICAMPEÃO

terça-feira, 22 de abril de 2008

Nova questão

Analisando bem tudo o que foi relatado nas duas reuniões sobre oração e vivências místicas e vendo que quase sempr eo foco se voltava para as questões seculares percebi ser importante mas uma pergunta antes da próxima referente à igreja. Tentem rezar e refletir com isso. Vocês pediram estímulo, orientação, sentido, estou tentando ajudar, valeu? :)
Lembrem-se que o noviciado não é pra sempre, reze e reflita como ahcar melhor, sem muita cobrança, apenas produza algo.

1.1. Como você tem conciliado suas orações e atividades dentro da comunidade com as suas atividades seculares (trabalho, estudo, lazer, família, amigos, etc.)?

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Próxima reunião

Conforme Acordado com o grupo a próxima reunião será no dia 27, no retiro vocacional. Começará às 09:10 com a palestra da Thércia sobre Vocação Lumen, seguindo com a adoração.

Lembrando que quem quizer mesmo assim ir para a celebração da vida será de grande valia, visto que alguns membros se interessam em participar da pastoral .



Abraços,


Renan.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Atenção

Gente,

Como foram poucas reuniõea para a reunião do dia 14 faremos a partilha sobre as duas primeiras reflexões na próxima reunião no dia 21 junto ao jantar de convivêcia, que por ora será na minha casa.
Também foi entregue na última reunião um texto relacionado ao tema oração ao qual se referem as referidas reflexões.
Espero que vocês busquem a Deus com de todo coração e que estas iniciativas possam ajudar nisso, fazendo rezarem no dia-a-dia e em comunidade.

"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo coração!"

Luz e paz,


Renan.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Questionário de compreensão e avaliação do Noviciado.

Segue aqui as duas primeiras perguntas conforme combinado em reunião. Lembro que estas questões devem ser respondidas mediante a oração, meditação e paciência.

Escreva um texto sobre cada questão de acordo com o que você sentiu mediante aos questionamentos propostos.

Próxima reunião conversaremos sobre isso, por isso é importante que todos tenham refletido sobre.


1. Descreva detalhadamente sua freqüência e tipos de orações semanais (incluindo todas as sete pedrinhas). Você sente algum desconforto quanto a isso?

2. Qual foi(am) a(s) sua(s) experiência(s) espiritual(is) mais significativa(s)?



Luz e Paz,


Renan.

Calendário Abril 2008

10/04 - Planejamento.
Local: Lumen
Horário: 19:00

14/04 - Formação
Discussão sobre o questionário de auto avaliação.
Local: Lumen
Horário: 19:00

21/04 (feriado) - Convivência
Local: Casa do Renan
Horário: 17:30

quarta-feira, 12 de março de 2008

Gente! Conforme combinado com o setor de comunidade e vocacionados. Nas próximas reuniões estaremos discutindo o nosso projeto de noviciado para que possamo ter um maior norteamento das ações. A intenção é ecrever tudo detalhadamente sobre o que foi e o que deve ser vivido netes dois anos. Acredito que isto trará grandes frutos para o grupo, tanto para este, como principalmente para o que virá.

Luz e Paz!!!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Comentem o textos gente!! Será uma ótima experiência prar cada um e para o grupo!
Experimentem! Não custa nada!

O que me incomodâ? - Renan

O que me incomoda?

Certa vez enquanto descansava durante o intervalo de uma aula na faculdade alguém me fez esta pergunta. De início aquilo me pareceu sem nexo, coisas de algum trabalho qualquer da de uma cadeira maluca com um professor com métodos desses mais diferentes.
Porém, decidi aderir ao projeto da moça que me perguntava apenas para ajudá-la em seu trabalho, mas me surpreendi quando percebi que a resposta não era tãoO que me incomoda?

Certa vez enquanto descansava durante o intervalo de uma aula na faculdade alguém me fez esta pergunta. De início aquilo me pareceu sem nexo, coisas de algum trabalho qualquer da de uma cadeira maluca com um professor com métodos desses mais diferentes.
Porém, decidi aderir ao projeto da moça que me perguntava apenas para ajudá-la em seu trabalho, mas me surpreendi quando percebi que a resposta não era tão simples assim, que só iria conseguir respondê-la se analisasse minha bem minha vida. Tinha que dar uma resposta só, algo que resumisse todo o meu incômodo, em todas as situações, ou pelo menos na maioria delas. O que mais me incomoda? O que me deixa mais irado? O que mexe comigo de verdade ao ponto de me deixar com vontade sair do meu lugar, gritar, xingar, bater, espancar, me vingar.
Bom, após um minutinho pensando e vendo que a moça já estava a espera a um bom tempo, me veio aquele momento “eureka”: “A injustiça me incomoda!”. De fato, sempre que fico diante de uma injustiça, já ela para comigo ou para outrem, com alguém ou algum grupo que eu conheça ou não, sendo praticado por mim ou não, isso realmente me incomoda.
Fico incomodado quando no trabalho me tiram alguma tarefa por julgarem mal, ou por me acusarem de algo sem me dar o direito de me defender: Isso é injustiça! Fico incomodado quando meu time ou qualquer outro (exceto Ceará ou Corinthians que têm bônus de injustiça pra vida inteira) perde o campeonato por causa do juiz: isso é injustiça! Fico irado quando um deputado ou juiz federal ladrão não é preso enquanto o ladrão da padaria sofre o pão que o diabo amassou na cadeia: Isso é injustiça! E também me incomodo quando sigo todos os preceitos da boa conduta e fico na mão enquanto quem não está nem aí pra isso deita e rola por aí: Isso é injustiça!
Esses casos foram que me fizeram pensar bastante nestes últimos tempos. Será que o justo é universal. Na religião aprendi que era assim: que os preceitos católicos, que os mandamentos, que o que está escrito na bíblia valia pra todo mundo, mas não é bem assim, não há como provar isso. Não sei isto que contarei agora é pecado ou não, mas Às vezes me viro pra Deus e peço a justiça e a peço agora! Não no céu ou em outra vida, mas agora! Não falo com isso que espero a volta da lei de Taleão, mas vejo a justiça como algo que tem que ser relativo ao geral. Por exemplo: não acho justo alguém ser julgado por agredir alguém se ele tiver sido agredido por todo mundo. Não que a agressão não seja algo errado, mas há de haver uma abrandamento da pena diante desse fato, acho que é mais ou menos da mesma forma que procedem os juízes de Direito.
Acredito que consegui expressar bem o que me incomoda. Porém algumas questões em torno disso que precisam ser mais bem analisadas como a relevância que dou a isso e a base de julgamento sobre o justo e o injusto. Talvez quando me aprofundar mais nesses assuntos pedirei a justiça de Deus para depois, pois quem sabe eu não serei o mais punido com isso. Quem sabe?.. simples assim, que só iria conseguir respondê-la se analisasse minha bem minha vida. Tinha que dar uma resposta só, algo que resumisse todo o meu incômodo, em todas as situações, ou pelo menos na maioria delas. O que mais me incomoda? O que me deixa mais irado? O que mexe comigo de verdade ao ponto de me deixar com vontade sair do meu lugar, gritar, xingar, bater, espancar, me vingar.
Bom, após um minutinho pensando e vendo que a moça já estava a espera a um bom tempo, me veio aquele momento “eureka”: “A injustiça me incomoda!”. De fato, sempre que fico diante de uma injustiça, já ela para comigo ou para outrem, com alguém ou algum grupo que eu conheça ou não, sendo praticado por mim ou não, isso realmente me incomoda.
Fico incomodado quando no trabalho me tiram alguma tarefa por julgarem mal, ou por me acusarem de algo sem me dar o direito de me defender: Isso é injustiça! Fico incomodado quando meu time ou qualquer outro (exceto Ceará ou Corinthians que têm bônus de injustiça pra vida inteira) perde o campeonato por causa do juiz: isso é injustiça! Fico irado quando um deputado ou juiz federal ladrão não é preso enquanto o ladrão da padaria sofre o pão que o diabo amassou na cadeia: Isso é injustiça! E também me incomodo quando sigo todos os preceitos da boa conduta e fico na mão enquanto quem não está nem aí pra isso deita e rola por aí: Isso é injustiça!
Esses casos foram que me fizeram pensar bastante nestes últimos tempos. Será que o justo é universal. Na religião aprendi que era assim: que os preceitos católicos, que os mandamentos, que o que está escrito na bíblia valia pra todo mundo, mas não é bem assim, não há como provar isso. Não sei isto que contarei agora é pecado ou não, mas Às vezes me viro pra Deus e peço a justiça e a peço agora! Não no céu ou em outra vida, mas agora! Não falo com isso que espero a volta da lei de Taleão, mas vejo a justiça como algo que tem que ser relativo ao geral. Por exemplo: não acho justo alguém ser julgado por agredir alguém se ele tiver sido agredido por todo mundo. Não que a agressão não seja algo errado, mas há de haver uma abrandamento da pena diante desse fato, acho que é mais ou menos da mesma forma que procedem os juízes de Direito.
Acredito que consegui expressar bem o que me incomoda. Porém algumas questões em torno disso que precisam ser mais bem analisadas como a relevância que dou a isso e a base de julgamento sobre o justo e o injusto. Talvez quando me aprofundar mais nesses assuntos pedirei a justiça de Deus para depois, pois quem sabe eu não serei o mais punido com isso. Quem sabe?..