1. Descreva detalhadamente sua freqüência e tipos de orações semanais (incluindo todas as sete pedrinhas). Você sente algum desconforto quanto a isso?
Oração Pessoal
Todos os dias, porém nem sempre reservo um horário específico para realizá-la. Não gosto muito da idéia de conversar com Deus propriamente dita, mas utilizo muito o canto (tanto músicas cristãs como seculares, pois acredito muito na essência da canção para motivação do que eu desejo, preciso ou sinto no momento), o violão, a oração em línguas, a intercessão de Maria, a oração comunitária (grupos de acolhida, retiros, convivências), textos e palavras bíblicas ou motivacionais (não estou mencionando estudo bíblico aqui, mas a utilização dessas fontes para sustento diário).
Santa Missa
Assisto à missa 3 a 4 vezes por semana. Em algumas estou cansado, não participo muito, até prefiro que se encerrem logo. Nestas últimas, a minha participação, por vezes, é prejudicada quando não tenho muita afinidade pelo celebrante. Sinto-me bem indo às celebrações, não entendo que deva ser todos os dias (como regra), mas quantas vezes mais melhor.
Ação Social
Mantenho-me sempre dentro do setor de Ação Social da Obra, por várias razões:
1. Meu primeiro chamado feito por Deus, portanto tentarei ser fiel ao mesmo por toda a vida.
2. Opção preferencial de Jesus (servir ao próximo, os pobres, a caridade...).
3. A presença muito forte dos meus santos preferidos, com história de conversão semelhante a minha (São Francisco e Santa Clara).
4. Acredito que se faço parte, realmente atuando, estou realizando a pedrinha referente.
Confissão
Confesso-me 1 vez a cada mês, porém, esse prazo se estende em algumas exceções:
1. Eu não tenha praticado pele menos um pecado mortal.
2. Eu não esteja inclinado a deixar de praticar o(s) pecado(s) mortal(is) nos dias posteriores à confissão.
3. Eu realmente não tive disponibilidade de tempo.
Jejum
Ofereço meu jejum sem freqüência definida, aleatoriamente, quando se aproxima um evento importante na Obra, na Igreja ou em minha intenção (quaresma, retiro, encontro, reunião, palestra, testemunho...).
Terço/Estudo Bíblico
Não realizo as 2 pedrinhas restantes “Terço” e “Estudo Bíblico”. Certamente deveria rezar o santo terço, porém sou vencido pela preguiça na maioria das vezes. Raramente consigo, quando chego mais cedo na igreja, antes da missa. Nunca fui muito a favor do estudo bíblico, em relação à disposição mesmo, mas ressalto sua importância. O único que fiz foi o de São Francisco, pois realmente desejava conhecer mais da sua vida e rezar com seus momentos de conversão. Não me sinto propriamente incomodado quanto a “não fazer uma pedrinha ou outra”, ou quanto a “fazer certa pedrinha ou outra”, mas me sinto realmente incomodado quando sou cobrado a “fazer todas as pedrinhas”, com mais pressão do que amor. Afirmo que para se ter mais intimidade com a vocação para a qual Deus nos chama, como para qualquer outra, as 7 pedrinhas são imprescindíveis, mas também afirmo que cada uma delas vêm no tempo certo e no momento adequado se torna freqüente na vida de cada um, com muito mais segurança.
terça-feira, 6 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Valeu pela coperação. Estou ocmeçando a sentir a comunidade!!! Só queria que todos tivessem feito o que vc fez, dái teríamos algo de concreto da nossa vivência e do que achamos importante.
Sobre o que tu escerveu,. até invejo a tua expiritualidade. eu mal tenho consiguido viver uma missa domingo!!! heiuaheaiu!! Acho tb que essa questão da bíblia podia ser mais conversada em grupo.
Postar um comentário